HOJE TEM EXAME MÉDICO

0
460

J O R N A L   D E  T A I A Ç U P E B A

_____________________________

Heródoto Barbeiro

 

 

 

                                                                                   HOJE TEM EXAME MÉDICO

                                                                                   ­­­­­­­­_____________________

                                                                                 Escoteiros e alunos do balé da SAT vão passar por avaliação médica hoje. Os médicos voluntários, dra. Ester e dr. David Wilson vão completar mais uma etapa de avaliaçãofísica de todos os que participam dos projetos sociais desenvolvidos do Centro Integrado de Sustentabilidade Um Fio de Esperança.

 

                                                                                 ECONOMIA DE ÁGUA E LUZ

                                                                                 _____________________ 

                                                                                A SAT vai liderar uma campanha pela economia de água e luz na região. A campanha vai se estender pelo comércio, escolas e projetos sociais. Cartazes vão ser espalhados elos bairros convidando a população a participar. O lema é “Agua é Um Bem Finito.”

 

                                                                                PROGRAMAS NA FM 87,5

                                                                               ____________________ 

                                                                               Com a presença de 5 líderes religiosos foi aberto o debate para a criação de programas ao vivo na FM 87,5. Outros seis foram convidados e vão participar da programação. Quem tiver banda, DJ, ou qualquer outro programa, dentro das normas da rádio difusão comunitária, podem participa.

 

                                                                               ALTO TIETÊ

                                                                             ________

 

                                                            Sem chuva e com vazão de rios 66% abaixo da média para agosto, o Sistema Alto Tietê atravessa o mês mais seco da sua história. Até sexta-feira, o volume médio de água que entrou nas cinco represas que formam o manancial foi de apenas 3,9 mil litros por segundo, enquanto que o esperado era de 11,4 mil l/s, segundo dados da Sabesp.

 

                                                        CAPTAÇÃO AUTORIZADA

                                                       ______________________

 

                                                No final de julho, o DAEE e a ANA deram autorização para a Sabesp aumentar a captação dos atuais 13,5 mil l/s para 14,5 mil l/s. A simples aritmética permite constatar que o ritmo é insustentável: entram 6.600 l/s e saem 14,5 mil l/s. A licença para pedalar mais rápido no Cantareira serve para impedir que a bicicleta do abastecimento se desequilibre no Alto Tietê.

 

                                                    FALTA D´ÁGUA

                                                    _____________

 

                                               O número de reclamações recebidas pela Sabesp de clientes da capital que sofrem com a falta de água cresceu de 86.586 para 140.752 na comparação entre o primeiro semestre de 2014 e o mesmo período deste ano, alta de 62,5%. Os dados mostram que, das 15 regiões em que a cidade é dividida pela Sabesp, 13 tiveram aumento no número de reclamações por falta de água entre os primeiros seis meses deste ano e o mesmo período de 2014.

 

                                               CÓRREGOS DE ESGOTO

                                                _____________________

 

                                               No bairro Cantinho do Céu, como o vizinho Jardim Prainha, no Grajaú, zona sul de São Paulo, as ruas tem asfalto pela metade, córregos de esgoto clandestino a céu aberto e obras inacabadas. A região é alvo do Programa Mananciais, parceria entre os governos municipal, estadual e federal, lançado em 1994 para reorganizar as favelas às margens das Represas Billings e do Guarapiranga. No cronograma, há obras em 64 ocupações, que pretendiam preservar e despoluir os maiores reservatórios da Grande São Paulo, usados para abastecimento.

 

                                                OCUPAÇÃO DO MANANCIAL

                                                ________________________

 

–                                               O Tribunal de Justiça liberou a construção de 193 prédios residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida na área conhecida como parque dos Búfalos, que fica no manancial da represa Billings (zona sul de São Paulo). A área, de 830 mil metros quadrados, está no centro de uma polêmica ambiental. No local, serão construídas 3.860 unidades habitacionais, além de um parque municipal de 550 mil metros quadrados.

 

                                                 ALTO TIETÊ

                                                  __________

 

                                                 O canteiro de obra da transposição de água do reservatório Rio Grande para o Alto Tietê está parado. Os operários aguardam autorização da Prefeitura de Rio Grande da Serra (SP) para avançar com os dutos. O prefeito quer evitar que os dutos bloqueiem uma avenida local -os dois lados buscam um acordo. Esse, porém, é apenas um dos entraves da obra, que é a principal aposta do governo para evitar um rodízio de água na Grande SP nos próximos meses.

 

                                                  PEQUENA ESCALA

                                                  ________________

 

                                                Depois de reduzir o desmatamento na Amazônia em cerca de 80% entre 2004 e 2012, o País tem um novo desafio: conter a devastação que ocorre em pequena escala. Um estudo inédito mostra que, em 2004, o desmate realizado em clareiras de até 25 hectares correspondia a aproximadamente 25% da área total devastada no bioma.