PROJETO ÁGUA

0
641

J O R N A L D E T A I A Ç U P E B A
__________________­­­­­­­­­­­___________

Heródoto Barbeiro

PROJETO ÁGUA
____________

Neste sábado (26) a SAT recebe os alunos da escola estadual Capitão Sérgio Luis Pimenta, do Itaim Paulista. Os professores Laureano, Kátia e Ana Graça lideram o grupo de estudantes e alunos interessados na defesa do manancial e do meio ambiente. O grupo visita a adutora do Rio Claro, represa do Jundiaí, projetos sociais da SAT e vão ser convidados para dar entrevistas na FM 87,5 a comunitária de Taiaçupeba. O evento se encerra no final da tarde com um churrasco no Recanto Elisa Pinheiro.

PARQUE SABESP
___________________

Neste sábado(26) ocorre o encontro ecumênico no Parque Sabesp, as 16hs, na Avenida Paes de Barros, 2100. O tema do encontro é a Paz que vai ser abordada na perspectiva de várias religiões. A palestra de encerramento vai ser com Divaldo Franco líder espírita. A SAT vai estar representada. Entrada franca.

NOVA SINALIZAÇÃO
_________________

O DER trocou as placas de sinalização da SP 102, no trecho do asfalto. Com os novos radares de limite de velocidade, a estrada ficou muito mais segura. Ressalte-se a lombada eletrônica do bairro da Aroeira.

BALDES E CAMINHÕES
__________________

Em 2014, as filas de baldes em torno de caminhões-pipa e de bicas transformaram Itu (SP) em um símbolo da crise hídrica no Sudeste. Mesmo com a experiência traumática de 2014, uma adutora, que seria a principal obra para afastar o fantasma do racionamento e deveria estar pronta desde o início do ano, ainda não foi entregue. A Águas de Itu, empresa responsável pelo abastecimento, chegou a admitir a possibilidade de novo racionamento ainda neste mês.

TIETÊ SUJO
__________

Dados da Cetesb mostram que a qualidade da água do Rio Tietê piorou em quase 70% dos 23 pontos de monitoramento distribuídos pelos 1.100 km de extensão do principal rio paulista, entre a nascente em Salesópolis, Grande São Paulo, e a foz em Pereira Barreto, no interior.

WAZE DA ÁGUA
______________

Similar às ferramentas voltadas para mobilidade, como Waze, aplicativo permite que usuário denuncie falta d’água e visualize outras ocorrências, em tempo real, em SP.

RPPNs
_______

Com o objetivo de aumentar o interesse de proprietários de terra pela criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as RPPNs, tramita na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional o Projeto de Lei 1548/15. Hoje, o único estímulo financeiro ao proprietário de uma RPPN é a isenção de Imposto Territorial Rural sobre a parcela da propriedade destinada à criação da reserva.

ÁGUA DA SERRA
_______________

Desde que a Grande São Paulo vive a perspectiva de colapso no abastecimento de água, o governo estadual e a Sabesp buscam alternativas em rios e represas. Uma das soluções encontradas foi captar a água de rios que nascem no topo da serra do Mar. Desde janeiro deste ano, um projeto já retira mil litros de água por segundo do rio Guaratuba, que nasce na Grande São Paulo e encontra o mar em Bertioga. O próximo passo é retirar, até 2017, mais 3.000 litros por segundo do rio Itapanhaú.

DIRETO PARA PRAIA
__________________

Uma construtora prepara um novo projeto de PPP com a justificativa de desafogar os acessos ao litoral sul do Estado de São Paulo. A proposta envolve a construção de uma rodovia de 36 km partindo do Rodoanel Leste, em Suzano, em direção ao porto de Santos. A estrada batizada de Via Mar foi projetada por meio de túnel no Parque Estadual da Serra do Mar -com a justificativa de causar menos impacto e facilitar as licenças, pois não seria preciso abrir canteiros nem fazer estrada de serviço em toda a área de preservação ambiental.

FLORESTAS AMEAÇADAS
_______________________

As florestas do Brasil continuam ameaçadas. Apesar da drástica queda na devastação da Amazônia, ela estacionou numa taxa anual de 5 mil km2, e ninguém dá muita atenção para a destruição do cerrado sob o avanço da fronteira agrícola. Com dificuldade para fazer valer a lei nas matas -regularização fundiária, cumprimento do Código Florestal e pagamento regular de impostos-, o governo federal resiste a incluir o fim do desmatamento entre as metas nacionais para a conferência do clima de Paris.