Taiaçupeba

Taiaçupeba é um distrito do município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo.
O distrito tem esse nome por causa do rio homônimo que corta a região, ele deságua no rio tietê e marca a divisa entre Mogi das Cruzes e Suzano. A sua colonização iniciou-se em 1864 quando o local passou a ser utilizado por bandeirantes para repouso e acampamento, na época tinha o nome de Capela do Ribeirão.
Está localizado há cerca de 25 quilômetros do centro do município, possui uma população de 8.000 pessoas de acordo com o censo de 2000 feito pelo IBGE e conta com uma área rural de 62 quilômetros quadrados.[1]
Possui acesso pelas rodovias Mogi-Bertioga (SP-98), Mogi-Taiaçupeba (SP-102) e pela Estrada das Varinhas (SP-39).

Potencial turístico

A barragem do Rio Taiaçupeba e a do Rio Jundiaí é muito usada pela população da região para pescarias, já que o rio ainda não sofreu com a poluição de maneira significativa como o que ocorre com o rio onde ele deságua. Agora Taiaçupeba tem sua propria radioFM chamada Radio Caramelo

Trem turístico

A administração municipal pretende criar uma “linha turística” que ligará os distritos de Sabaúna e Taiaçupeba, passando por César de Souza. Essa linha funcionará apenas como “linha turística”, a previsão é que essa linha comece a funcionar no segundo semestre de 2009. Uma locomotiva do tipo “Davenport” movida a Óleo Diesel de 1939 será utilizada para percorrer o trecho que utilizará os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, sempre aos domingos. Além disso, será recuperada uma locomotiva a vapor de 1889 e será utilizada também uma locomotiva de 1992.

Parque das Neblinas

O distrito possui o Parque das Neblinas e uma considerável área de mata atlântica, o parque é administrado por instituto ligado a uma empresa de fabricação de papel de Suzano. O distrito também está a nascente do Rio Itatinga que corta a Serra do Mar e deságua no mar em Bertioga.